Publicidade

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 música | 12:28

Cearense Don L. aparece com o melhor lançamento brasileiro de 2013

Compartilhe: Twitter

Começa com uma base que remete a trilhas de filmes, com um instrumental lento fazendo sombra para o vocal que desliza macio. Essa é “Morra Bem, Viva Rápido”, que abre a mixtape “Caro Vapor/Vida e Veneno de Don L.”. O clima reaparece em “Doce Dose”, que chega a ser quase uma canção, não um rap.

escrevi neste espaço, quando o rapper soltou o abusado clipe de “Sangue é Champanhe”, que o que mais me chamava a atenção em Don L. era “a versatilidade com que vai de climas mais nervosos a temas quase relaxantes”. Era outubro de 2012. A mixtape “Caro Vapor” reforça essa sensação. (A Vice soltou o material em primeira mão. Dá para ouvir ao final deste texto.)

donl12

O cearense Don L. é parte do grupo Costa a Costa. Em voo solo, o rapper mostra estar com a cabeça aberta e o olhar para a frente. Chamou vários produtores para construírem as bases. Estas fogem do lugar comum, e dão as mãos até para o rock – como em “Cafetina Seu Mundo”, que em 2012 tinha uma versão com sample de Black Keys e que reaparece com uma linha bem roqueira.

A mixtape parte para a festa em faixas que já entregam o que teremos no título: “Rolê dos Loko”, “Depois das 3”, “Beira da Piscina”. Em “Plástico”, ele começa “Oito da manhã, hora dela ir embora/ Jogo fora o amor junto com esse copo de Coca Cola/ Que ela misturou com vodca e algum sintético”.

Em “Slow Jam”, Don L. convida: “Vem tomar um drinque no bar por minha conta/ Vem dançar um slow jam”. Se Wando tivesse feito um rap, soaria mais ou menos assim.

Em “Caro Vapor”, Don L. consegue soar contemporâneo (como em “Gasolina e Fósforo” , que caminha lado a lado com A$ap Rocky) e remete a bons sons do passado, como Bone Thugs N Harmony. Coisa finíssima.

Autor: Tags: ,

3 comentários | Comentar

  1. 53 Gheryksom Freire 23/10/2013 20:04

    Foda de mais, muito bom o trabalho do cara, pra mim, realmente ele é um dos melhores rappers nacionais da atualidade, sou um grande fan! Ele sabe como expressa sentimentos de uma forma as vezes grosseira, mas ao mesmo tempo poética, com essa mistura, de blues, jazz, soul dentro do rap, o cara é único, um talento, merece ir longe e revolucionar…

  2. 52 Smart Rap Music 18/10/2013 16:49

    Já esperava há um bom tempo uma mixtape do DON , fiquei anos escutando a mixtape do COSTA A COSTA e finalmente ele lançou CARO VAPOR … Na minha opnião um dos melhores rappers do brasil…

  3. 51 Maria M 18/10/2013 16:21

    BOM!!!!! Muito bom, Gabriel! Gostei d+!

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.