Publicidade

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 música | 19:16

Bruno Real e seixlacK (e o Jaloo): a nova música eletrônica brasileira

Compartilhe: Twitter

Tem bastante coisa boa sendo feita na música eletrônica do Brasil – e o mais legal disso são as váias caras que essas faixas nos apresentam. Porque são inclassificáveis, fazem os termos techno, house, drum ‘n’ bass, jungle soarem anacrônicos. O próprio dubstep já deixou de ser “apenas” dubstep há algum tempo.

Nessas entram três caras que valem a pena a nossa atenção. Do Jaloo eu já comentei (por cima, é verdade) no post sobre o Terruá Pará. É dono de um repertório que impressiona – pode ir de ritmos regionais do Pará a experimentalismos eletrônicos e desembarcar em um mash-up da Flora Matos com a MIA (está tudo no soundcloud). O próprio já se definiu como “sci-fi brega”.

De Curitiba aparece o Bruno Real. No finalzinho de 2013, ele soltou “So You Think I’m That Lazy Boy”, faixa cheia de climas e nuances. Pós-dubstep? Pode ser.

Conheci o Bruno Real pela ótima compilação “Hy Brazil Vol. 1: Fresh Electronic Music from Brazil 2013”, feita pelo produtor Chico Dub.

A coletânea trazia ainda outro cara, o seixlacK, que é de São Paulo e integrante do coletivo Metanol FM. Dono de dois EPs, ele lançou há pouco mais um disquinho, “Seu Lugar É o Cemitério”, já elogiado pelo Noisey e pelo grande Philip Sherburne, que no Twitter usou o termo “killer lo-fi psychedelic techno”.

“Seu Lugar É o Cemitério” tem três músicas. “Tele-Sexo” talvez seja a mais “convencional” das três: são 8 minutos de um quase tecno puro, que deve muito a Berlim. “Bart” é esquisita com blips e ruído. E a faixa-título é uma viagem meio soturna, pelo escuro, que remete ao selo britânico Warp.

Saiu pelo selo carioca 40% Foda/Maneirissimo e pode ser comprado via Bandcamp.

Autor: Tags: ,

1 comentário | Comentar

  1. 51 Bruno Real 16/01/2014 18:38

    Obrigado pela audição e pela aposta! A faixa que tu indicou é parte de um novo EP, download grátis na Voce/Noisey e também no meu Bandcamp. Dá um pulo lá! http://noisey.vice.com/pt_br/blog/bruno-real-an-alternative-guide-ep // http://brunoreal.bandcamp.com/ :)

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.