Publicidade

quarta-feira, 5 de março de 2014 cinema, música | 15:12

Quem é William Onyeabor? Documentário vai atrás do misterioso músico

Compartilhe: Twitter

Menos ambicioso do que “Searching for Sugar Man” (o excelente documentário que revelou ao mundo o cantor Rodriguez e recebeu como recompensa um Oscar em 2013), mas nem por isso menos recomendável, “Fantastic Man” pretende retirar do esquecimento William Onyeabor, músico nigeriano ainda vivo que lançou discos bem influentes entre 1977 e 1985.

onye1

“Fantastic Man” tem direção de Jake Sumner e vai até Enugu, no leste da Nigéria, para tentar encontrar esse músico misterioso que é definido por Damon Albarn como alguém “único, nada soa parecido. É exatamente o tipo de música que eu gostaria de ser capaz de fazer”.

Mesmo com apenas 31 minutos de duração, o documentário é abrangente e contextualiza o momento musical/social da Nigéria nos anos 1960, com a independência do País. À época, o filme nos mostra, Onyeabor apareceu com canções que misturavam James Brown, blues, soul, tudo a partir de muitos sintetizadores.

O filme entrevista produtores que trabalharam com Onyeabor, visita o estúdio em que gravou boa parte dos discos. O músico vive isolado, não dá ehtrevistas, não faz mais apresentações, não é visto pela cidade.

A música de Onyeabor ganhou impulso com uma coletânea lançada pelo selo Luaka Bop em 2013. E será tema de um grande evento no Barbican, em Londres, com participação de Damon Albarn, Pat Mahoney (LCD Soundsystem), Alexis Taylor (Hot Chip), Kelis, Kele Okereke (Bloc Party), entre outros. O show será em 1º de abril e já está esgotado.

Abaixo, “Fantastic Man”.

Autor: Tags: ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.